Bem-vindo à página do nosso grupo de pesquisa! Praticamente todos os seres vivos mostram algum tipo de oscilação em seu comportamento e em suas funções orgânicas. Ao contrário do que se acreditava, essas oscilações não  são meros reflexos das flutuações ambientais como a noite e o dia ou as estações do ano; representam  isso sim, a atuação de mecanismos bem conhecidos como relógios biológicos.

Embora as primeiras  idéias a respeito da possível existência de “relógios biológicos” tenham surgido no início do século XVIII,  é apenas a partir de meados do século XX que a Cronobiologia adquire a estatura de disciplina científica  reconhecida internacionalmente.

O Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos da USP foi o responsável, em 1981, pela introdução da cronobiologia no ambiente acadêmico brasileiro, tanto como tema de pesquisas quanto na forma de disciplina de graduação e pós-graduação.

Esta página, organizada por membros desse grupo, reflete as experiências de docência e pesquisa acumuladas ao longo dos últimos anos. Organizada de modo a  possibilitar a divulgação da cronobiologia de maneira clara e abrangente ao público em geral, serve também como referência a quem deseja saber mais sobre o que se faz nesta área no Brasil e no mundo.

Seja bem vindo!

 

Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos

Universidade de São Paulo - Brasil